BUFFET DE SOPAS NO JOKERS! CONHEÇA A HISTÓRIA DA SOPA

O Almoço Executivo Jokers está tendo Buffet de Sopas por R$13,90, menos às quartas e sábados, das 11h30 às 15h. Já veio conferir?!

Buffet de Sopas 29 julho

Conheça a história da sopa e seus benefícios:

História da sopa na alimentação humana

A palavra sopa tem a sua origem semântica no sânscrito sû (significa: bem) e em pô (significa: alimentar), ou seja, sopa significa “bem alimentar”.
O consumo de sopa remonta à pré-história, existem registos que consideram a sopa como o prato mais antigo do mundo, anterior à descoberta do fogo (1,6 milhões de anos).
A sopa é um alimento intemporal, atravessou séculos e civilizações, mantendo-se nos nossos dias com uma enorme importância social e nutricional. Os Portugueses têm, tradicionalmente, uma relação muito próxima com a sopa por se tratar de um legado cultural e gastronómico, como prova disso, Portugal é o maior consumidor de sopa a nível europeu e o
terceiro a nível Mundial, depois da China e do Vietname.
Segundo dados do último Inquérito Nacional de Saúde (2005/2006), cerca de 67% da população residente em Portugal inclui a sopa nas suas refeições de almoço ou jantar, sendo que esse consumo é maior entre as mulheres3. No entanto, esse valor desce para os 25% da população que consome sopa pelo menos duas vezes por dia.
O consumo da tradicional sopa de “legumes” tem um papel fundamental na melhoria da saúde mundial, uma vez que existe a associação entre o reduzido consumo de hortofrutícolas e o aparecimento de cancro gastrointestinal, de doença cardiovascular isquémica e de enfartes do miocárdio.
Cada prato de sopa de 250ml (cerca de 2 conchas de sopa) contém, em média, 100g de hortícolas, o que significa que a ingestão de dois pratos de sopa ao longo do dia mais três peças de fruta diária, permite satisfazer a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), para o consumo de 400g/dia de
hortofrutícolas por dia6.
A sopa é uma das formas de confeção mais elementares, baseada na cozedura em água de diversos alimentos, idealmente hortícolas, leguminosas ou tubérculos, aos quais se adiciona uma pequena quantidade de azeite, idealmente no final para não ser sujeita a fervura.

Os benefícios da sopa

Habitualmente a sopa apresenta diversidade de alimentos fundamentais ao funcionamento do organismo, normalmente de baixo valor energético e disponibiliza elevado teor de vitaminas, minerais, oligoelementos , antioxidantes, fibra e água.
Do ponto de vista nutricional, o processo de cozedura é muito eficaz, suaviza a textura dos hortícolas, facilitando a sua digestão. A destruição de vitaminas sensíveis, como a Vitamina C e vitaminas do complexo B, é pouco significativa, contribui ainda para a satisfação das necessidades diárias de água.
Devido à presença de fibras, água e pela temperatura a que geralmente é consumida, a sopa apresenta elevado poder saciante, com consequente regulação do apetite.
A ingestão regular de sopa ajuda a controlar os níveis de colesterol, contribui também para uma absorção lenta e gradual de glicose, regula os níveis de açúcar no sangue e favorece o funcionamento intestinal.”

Fonte: http://www.uatlantica.pt/munsi/wp-content/uploads/Hist–ria-da-sopa-na-alimenta—-o-humana.pdf



Os comentários estão desativados.

jokers ® todos os direitos reservados

desenvolvido por Ubis Internet